A Villa “La Rotonda” é uma obra de autoria de artista Andrea
di Pietro Della Gondola, mais conhecido como Palladio, datada de 1566. É uma
obra renascentista constituída na transição desse período para o barroco, e que
se tornou símbolo emblemático da arquitetura ocidental mascando a produção de
Palladio. Essa obra persiste até os dias de hoje e é alvo de turistas do mundo
todo.
O exercício “árvore, plano, rocha e volume foi uma proposta
desenvolvida na disciplina de Plástica 1, ministrada no curso de Arquitetura e
Urbanismo. O exercício tinha como objetivo desenvolver estudos de composição
com alguns elementos de tal modo a verificar os aspectos e o comportamento das formas
e do sistema desses elementos, obtidos no resultado final.
A análise comparativa entre a obra de Palladio e o resultado
do exercício da disciplina de Plástica 1 contribuirá para a afirmação das
discussões debatidas em sala de aula.
Como qualquer outro artista renascentista, Andrea Palladio
projetava sob o rigor formal por qual a arquitetura passava. Rigor esse que
resguardava uma racionalidade geométrica e matemática extremas, como também o
uso das ordens grega.
A planta é formada por vários quadrados que formam um
quadrado maior, no geral os elementos básicos são trabalhados são o quadrado, o
retângulo e o círculo.


A obra possui uma simetria absoluta em diversos eixos.
A volumetria é claramente identificada por um cubo central
que recebe outros volumes anexos. No toda a edificação se conformava como um
grande volume maciço e travado ao piso.
Quanto ao entorno. A
Villa “La Rotonda” está situada no alto de uma colina e possui uma relação
muito importante com a paisagem. Sendo uma das primeiras obras daquela época a
considerar a importância da paisagem como parte fundamental do projeto.
Quanto ao exercício “árvore, plano, rocha e volume”, ele
surge da composição desses elementos que se dá de maneira mais próxima do que
acontece com a Villa “La Rotonda”. Pela planta percebemos que o volume se dá
com recortes diferentes da geometria pura de Palladio. Além disso, existem
planos que se estendem além do volume central. Ainda há a presença da rocha e
do pilar que configuram a mesma função de apoio ao volume e ao plano superior.
Mesmo respondendo a uma racionalidade geométrica, o
exercício difere bastante da geometria da Villa “La Rotonda” e também não possui eixos simétricos, pelo contrário,
apresenta uma assimetria que abrange toda a composição.
Diferentemente da Villa “La Rotonda”os elementos do
exercício estão sobre um piso plano, o único elemento em relevo presente é a
grande rocha, mas que no conjunto torna-se mais um objeto. Além disso, o volume
está sustentado pelo pilar, pela rocha e pelo plano vertical, não tendo contato
com o piso.
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